09 setembro 2014

A importância da 1º alimentação do dia: Meu café da manhã

Olá, pessoas! Tudo bem com vocês? Hoje eu vim conversar um pouquinho sobre um assunto sério: alimentação. Sim e vim dar também umas boas dicas de como você pode se alimentar bem e de maneira leve na primeira refeição do dia.

Desde sempre nossos pais sempre falavam pra gente comer bem no café da manhã né? E quem obedecia? Eu mesma mal comia, me levantava, tomava banho, me arrumava e ia para a escola, nem sequer pensava em comer, não sentia fome. Sabe o que isso me trouxe? GASTRITE, REFLUXO EXOFÁGICO, ÚLCERA GÁSTRICA, dentre outras coisas, certo que desde criança eu tinha propensão em vista da minha sensibilidade e ansiedade, então a minha alimentação também contribuiu muito para eu ter contraído essas doenças estomacais, que têm tratamento.

Sabe o que é pior? Muita gente comete o erro de pular o café da manhã achando que vai ajudar a emagrecer, a essas pessoas eu só digo uma coisa: VOCÊS ESTÃO MUITO ENGANADAS! Do contrário, quando você se alimenta MUITO BEM na sua primeira refeição do dia, vai poder diminuir a quantidade de comida que come durante as outras refeições. Se você não come bem pela manhã, vai passar o resto do dia sentindo a dorzinha chata da fome e vai acabar comendo é mais, beliscando aqui e beliscando acolá é que se engorda e perde a saúde. Também não se pode exagerar né, gente? Se emagrecer é o que você quer, comer de 3 h em 3 h (totalizando 6 refeições diárias) vai ajudar a acelerar o seu metabolismo, além de também contribuir para você não fazer exageros. Eu, particularmente, não tenho aquele interesse mortal de ficar magra, esbelta e blá blá blá, o meu interesse é o de ficar saudável, isso que importa pra mim. 

O café da manhã tem de ser composto por proteínas, vitaminas, minerais e carboidratos, assim a refeição será bem mais completa, e claro que você não vai exagerar e vai comer uma porção bem pequena de cada coisa. Frutas, sucos, pães, etc.

Quando você se alimenta bem pela manhã, vai ter energia de sobra para o resto do dia, vai ter força para fazer exercícios físicos, vai evitar perder massa muscular, que é totalmente diferente de gordura! Comendo bem na primeira refeição, vai fazer com que você não exagere nas outras. Ativa o nosso metabolismo, impede aquela fome chata persistente entre as refeições e evita que se formem aquelas gorduras localizadas que tanta gente detesta, enfim, NOS TORNA MAIS SAUDÁVEIS, que é o mais importante.

~Meu Café da Manhã~
Basicamente eu me alimento de uma porção de frutas, metade de uma xícara de café com leite/ ou suco/ ou iogurte e uma ou duas fatias de pão integral/ ou um pão francês pequeno. Não, não estou exagerando, isso deveria ser pelo menos o básico da primeira alimentação das pessoas. Quando eu como isso durante meu café da manhã, eu não sinto tanta fome assim durante o decorrer do dia, eu me sinto mais saciada, quando eu tomo só um iogurte ou uma fruta, meia hora depois eu já estou com fome ou a dor da fome nem para. 

Quando eu sinto que preciso de energias extras, tomo café com leite/ ou cappuccino.

Mamão é uma ótima opção de fruta para se comer de manhã, visto que ele acalma o estômago e possui uma digestão muito rápida, banana também é uma ótima pedida e uma rica fonte de potássio. Às vezes eu também como maçã, mas prefiro evitar comer nas primeiras refeições.

Pão integral é uma ótima alternativa, os grãos fazem com que a gente se sinta mais saciado e previne aquela fome chata, de modo que ficamos saciados por mais tempo. Eu como não gosto muito de comer o pão sem nada, gosto de passar um pouco de creme vegetal e assar um pouco na chapa.

Enfim, alimente-se bem, coma frutas, ingira carboidratos e grãos e seja saudável, sua vida agradece!

Isso é tudo, pessoal!
Espero ter ajudado vocês, essa minha mesma alimentação antes me fez perder mais de 15 quilos! Ultimamente a história já é outra e os fatores que me fazem ficar acima do peso são outros, como estresse, transtornos do sono e problemas emocionais em detrimento do estresse, isso faz com que nós detenhamos gordura abdominal e acabemos tendo dificuldade para emagrecer, mas isso é assunto para outro post.
Comentem aqui embaixo o que vocês acharam das minhas dicas e conversem comigo sobre como vocês fazem para se alimentar bem pela manhã.
Até a próxima.
Beijos da Mi:*

Comente com o Facebook:

8 comentários:

  1. Eu sempre fui magra acima da média e sinceramente nunca fiz nada pra evitar, o que também teria causado muitos problemas. O bom foi que eu comecei a trabalhar então passe a almoçar comida em vez de besteirinhas e ter uma dieta mas regrada, mas ainda peco muito. Por causa da pressa de manhã eu bebo um copo de chocolate e um pão, nada de frutas nem suco, que é o que a nutricionista me indicou. E também não ando comendo de 3 em 3h como seria o ideal, mas uma chamada como a do seu blog sempre é bom pra fazer a gente acordar pra vida né? XD

    http://compramosumape.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas besteirinhas acabam com a gente, incham o nosso corpo, enchem a gente de coisas que não deveriam sequer ser fabricadas. E o pior é que a gente nunca para de comer de verdade. hahahaaha
      Obrigada, flor!
      Espero que tenha gostado daqui, volte sempre.

      Beijos! :*

      Excluir
  2. Marquei você em uma TAG lá no blog!
    Vem participar? *-*
    http://rabiscosecenas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fui lá, flor!
      Respondi essa tag já, mas vou adicionar as respostas das suas perguntas, certo?

      Beijos!

      Excluir
  3. Eu queria ter o hábito de comer coisinhas mais leve pela manhã, mas como muita besteira e como muuuuito, mas vou mudar isso, afinal uma futura nutricionista não pode comer tudo errado né? Kkkk sempre comi sem limites, só paro quando tô com a barriga redondinha, mas não engordo u.u ainda bem, se não já tava estourando. Cheiro ><

    Www.acordamagrelissa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. jajaja já eu queria comer coisinhas mais pesadas tipo "mingau de aveia", eu fico super cheia só de comer essas coisas, acredita?
      Justamente, uma futura nutricionista merece uma alimentação de respeito!
      Tem o metabolismo super rápido, meu sonho. uhauahahahahu
      Beijinhos!

      Excluir
  4. Oie, tudo bomw
    Realmente o café da manhã é uma parte muito importante da alimentação diária. Gosto de tomar um café da manhã reforçado, mas nem sempre é possível. Gosto de incluir sempre uma fruta ou um iogurte.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee, tudo sim, minha flor e com você?
      Exatamente! Nem sempre é possível, mas a gente vai tentando né?
      Beijos! :*

      Excluir

Fortaleza, 24 anos, ariana, intensa, impulsiva, passional, empática, feminista, louca, estranha, artista, livre, mente aberta. Música, audiovisual, fotografia, artes, natureza são minhas paixões. Uma pequena mulher com grandes planos de se aventurar pelo mundo.

 

Wanderlust ©2013-2018. Todos os direitos reservados.

Design, Layout e Programação por Micaela Ramos.

----Voltar ao Topo----